O conteúdo bem elaborado de um Website chama a atenção das pessoas e ajudar a distinguir um bom site dos demais.

Se quer fazer uma reformulação completa ou apenas uma melhoria do seu site atual, é crucial que tenha uma estratégia de conteúdo bem definida.

Uma estratégia de conteúdo bem definida irá ajudá-lo na implementação de todo o processo. O conteúdo é a razão pela qual as pessoas visitam o seu site e, por esse motivo, quando realizamos alguma modificação na página, devemos priorizá-lo sempre. Neste artigo, poderá anotar 5 etapas importantes para a estratégia de criação de conteúdos para o seu website.

1. Realizar uma análise do conteúdo atual do site

Antes de criar novos conteúdos para o seu site, faça uma análise ao conteúdo atual (caso tenha) e verifique que lacunas é que existem e que deverão ser preenchidas. Que conteúdo precisa de ser melhorado? Quais é que são os conteúdos com melhor desempenho? Que feedback teve dos usuários e clientes? Depois de responder a estas questões ficará com uma imagem mais clara do seu site, dos conteúdos que precisará de criar e por onde é que deve começar.

2. Conhecer e determinar o público-alvo

Ao criar o conteúdo do site, terá que direcioná-lo para o seu público e pensar no que é que as pessoas gostariam de ver. É fundamental elaborar conteúdos que respondam às necessidades, interesses e objetivos dos indivíduos. No entanto, antes de criar qualquer tipo de conteúdo, terá que estabelecer o seu público-alvo e conhecê-lo bem.

Só depois de identificar o seu público é que poderá pensar no conteúdo que irá desenvolver. O que irá dizer e a forma como o vai fazer estará dependente de alguns pontos:

  • O nível de especialização do seu público. Se tiver o objetivo de partilhar informação com pessoas especialistas na matéria em questão, não necessitará de abordar o tema como se estivesse a dirigir-se a pessoas que são novas no assunto.
  • Como é que as pessoas encontraram a sua página. É importante entender o que é o público procura saber no seu site.

Como é que consegue identificar o seu público? Através de um trabalho de observação, plataformas na internet, fazendo perguntas diretamente ou analisando as pesquisas das pessoas no seu website.

3. Planear os conteúdos que se enquadram no site

O conteúdo de um site tem uma variedade de formatos, desde a conteúdos de formato longo e publicações de blog, a anúncios e descrições de produtos. Depois de estabelecer o tipo de conteúdo de que precisa, é fundamental organizá-lo e fazer uma programação estratégica de todos os conteúdos. Primeiramente, comece por decidir os tópicos que irá abordar, quando é que publicará os conteúdos e qual é a frequência das publicações e perceba de que forma pretende direcionar o seu conteúdo.

4. Incluir o conteúdo essencial

Para obter uma estratégia sólida, terá que incluir alguns dos conteúdos essenciais no seu website.

  • Informações sobre serviços/capacidades;
  • Portfólio;
  • Equipa;
  • Perguntas frequentes;
  • Vídeos (acerca da empresa, depoimentos de clientes, entre outros).

 

5. Otimize a página para os motores de pesquisa

As práticas de SEO (Search Engine Otimization) ajudam na classificação da página mediante a procura da palavra-chave principal. Ou seja, se desejar que as pessoas o encontrem por meio de pesquisa, utilize as práticas SEO.

Deve utilizar a palavra-chave principal no conteúdo:

Depois de escrever e de retificar o seu conteúdo, tenha em atenção à percentagem de densidade de palavras-chave, o ideal é cerca de 1-2% para que o uso excessivo de palavras-chave não afete negativamente a sua classificação nos mecanismos de pesquisa.

Utilize a palavra-chave nos seguintes locais:

  • Título da página;
  • Pelo menos um subtítulo;
  • Descrição do site;
  • Alt-text (legenda das imagens).

Utilização de links internos e externos no seu site:

Os links internos podem ser vistos como “oportunidades de negócio”, na medida em que permitem a abertura de novas páginas relacionadas com o tema e, além disso, aumentam a densidade de conteúdos relacionados ao tema no Google. Em contrapartida, os links externos ajudam a posicionar o site.

Pode encontrar mais dicas como links internos e externos no artigo: “Link Building: 5 dicas para definir uma estratégia eficaz”.

Depois de seguir as etapas enunciadas em cima, será capaz de escrever conteúdo para um site, com o objetivo de atrair público e mecanismos de pesquisa, gerir vendas e, assim, expandir o seu negócio.

Autor: Joana Castro

Formada em Ciências da Comunicação, apaixonada por moda e beleza, a Joana é uma comunicadora nata.

Partilhe esta publicação!




Comentários