Com mais de 2.6 milhões de downloads, o TikTok já começa a ser considerado nas estratégias de marketing de inúmeras empresas. Posto isto, definimos o Tiktok Marketing pelo uso da aplicação, de modo a promover uma marca, produto ou serviço, ou através de conteúdo orgânico viral ou através de TikTok ads.

Neste post, vamos explorar algumas características da aplicação e os seus benefícios e verificar se a app é benéfica para o típico marketeer (spoiler alert: claro que é!).

1. Funcionalidades da Aplicação

O Tiktok conta com diversas ferramentas que permitem criar conteúdo e interagir com o teu público. Desde um sistema de edição de vídeo básico, com ligação direta para o capcut (aplicação de edição de vídeos), até funcionalidades de duetos com outros TikToks, stitches e respostas a comentários em vídeo. O Tiktok dá todas as oportunidades para se criar conteúdo do início ao fim a partir da aplicação (e beneficia organicamente quem assim o faz).

2. Boa conexão com o Instagram

Para quem já tem uma presença sólida no Instagram, a transição para o Tiktok tende a facilitar-se: existem botões de hiperligações disponíveis para o Instagram na zona do perfil. Contudo, na edição de vídeos, é sugerido editar e publicar distintamente para as aplicações (ou seja, não publicar um reels com a marca de água do Tiktok e vice-versa), de modo a preservar os resultados orgânicos de cada um.

3. Influencer Marketing

Entrar em contacto com criadores de conteúdo, com uma base sólida de seguidores e de alcance, é uma ótima estratégia que já está a ser implementada no Tiktok Marketing. O Influencer desenvolve um TikTok a promover a marca ou o produto em questão, sendo que esta promoção pode diferir de forma para bastante clara ou subtil, na forma de um simples product placement.

4. TikTok SEO

Cada vez mais o TikTok se está a tornar numa fonte de informação e o seu motor de buscar está a desenvolver-se com esse efeito. O TikTok SEO, como qualquer outra otimização para motores de busca, preza por otimizar os nossos vídeos para aparecer em primeiro lugar numa pesquisa da aplicação. Utilizar palavras-chave relevantes nos vários aspetos do TikTok (música, hashtags, texto no próprio vídeo) ajudam o motor de busca do TikTok escolher o nosso vídeo em primeiro lugar nos resultados de pesquisa.

Para além disso, aspetos técnicos como priorizar dispositivos, países e idiomas, melhora a performance de todos os nossos conteúdos.

5. Motion

Ao aplicar uma estratégia de TikTok Marketing, o primeiro desafio será decidir se a conta é de criador ou negócio. Embora ambas terem as suas vantagens, na maioria dos casos opta-se por criador, pois dá acesso a duetos, stitches, músicas comerciais e claro, o TikTok Creative Center, que apresenta as mais recentes trends, exemplos de anúncios populares e conselhos para a criação de conteúdo.

Há que atender ao nosso público-alvo , conhece-lo e sobretudo interagir com ele. O TikTok vive por interações entre contas e dá ferramentas para esse mesmo efeito: devemos arriscar e criar conteúdo em resposta aos comentários. E claro, não podia faltar deixar espaço à nossa criatividade. O TikTok, embora estar a crescer no tópico da informação, não deixa de ser uma aplicação de entretenimento!

O Futuro é com a Axon.

O processo de Social Media Marketing é contínuo e, por vezes, podemos ter resultados apenas a longo prazo. O mais importante numa estratégia de marketing para plataformas como o TikTok é, sem dúvida, a consistência e a presença constante da marca na aplicação!

Clica aqui para conheceres os nossos serviços.

Autor

Filipa Teixeira