Ao criar um site, é muito importante incluir algumas páginas que são fundamentais para a sua construção, uma delas é a página “Sobre Nós”.

Neste artigo ficará a conhecer a importância da página “Sobre Nós”, o que evitar na criação da página, aquilo que não pode faltar, e alguns exemplos para se inspirar. Boas leituras!

A página pode ser apresentada de várias formas – “Sobre Nós”, “Quem Somos”, “Missão”, “História” – estes são alguns dos exemplos de títulos que podemos utilizar. Todas elas acabam por ter o propósito de apresentar a empresa, os membros que fazem parte da equipa e pode funcionar como uma excelente oportunidade de atrair mais clientes.

Muitas empresas ignoram a importância do “Sobre Nós”, desperdiçando a oportunidade de alcançar mais pessoas. Dado que é uma das páginas mais relevantes do seu site, vale a pena investir algum tempo a contruí-la, quer a nível de imagem, como de conteúdo. Mas qual é a melhor forma de a trabalhar?

Se não sabe o que deve escrever ou gostava de reformular o seu texto atual, os próximos dois tópicos vão ajudá-lo a escolher a sua forma de comunicar.

1. Informações úteis e relevantes sobre a empresa

Qual é a mensagem que pretende passar para os seus leitores? Que tipo de imagem é que pretender alcançar?

Seja objetivo e claro naquilo que vai dizer. Não se estenda muito na escrita do texto, para que não se torne maçudo e para que o leitor não perca o interesse. Dependendo do tipo de site (blog ou empresarial/institucional), deve adotar um tipo de comunicação ligeiramente diferente.

Para uma empresa ou marca, deve adotar um tom mais sério (dependendo do negócio), mas ter sempre em atenção que está a falar sobre si e aplicando o tom de voz da empresa. Apesar de ser algo mais profissional, não se esqueça de mostrar o gosto pela sua empresa e de criar uma relação com o seu público. Aquilo que escreve e que faz deve inspirar quem o visita.

No caso de ter um blog, a ideia é tornar a escrita o mais pessoal e genuína possível, como se estivesse a escrever uma carta para alguém que conhece. O leitor quer identificar-se consigo, saber quem escreve e conhecê-lo.

Em ambas as situações (site institucional ou blog), deve incluir os seguintes pontos:

  • Ser claro naquilo que faz a empresa;
  • Apresente as suas qualidades e experiências importantes;
  • Missão, visão e valores da empresa;
  • A história por detrás do seu negócio;
  • Motivações que originaram a sua ideia.

Pirâmide invertida

Ao falar sobre estes tópicos poderá utilizar o modelo da pirâmide invertida (modelo da redação jornalística, em que a informação mais relevante é colocada no início do texto), e procure responder às seguintes questões:

  • Quem sou eu? ou Quem somos nós? – nome do projeto/empresa, equipa;
  • O que faço? ou O que fazemos? – serviços, produtos e objetivos;
  • Quando comecei? – qual é a sua experiência e quando é que iniciou o projeto;
  • Onde estou? – colocar um endereço aumenta a credibilidade do site.

Não se preocupe em mostrar o seu lado humano, porque pode ser uma boa oportunidade de começar a estabelecer uma relação com o seu cliente.

2. Elementos a incluir na página

Um vídeo ou galeria de fotos

Se conseguir, misture elementos visuais na sua página “Sobre nós”, para adicionar variedade e quebrar o texto. A criação de um vídeo seria interessante para que conheçam melhor a sua história, os seus produtos, serviços ou a equipa.

Uma introdução à sua equipa

Dar uma cara ao seu negócio ajuda a humanizá-lo. Pode colocar uma introdução à sua equipa nesta página ou criar uma nova página para apresentar os fundadores/colaboradores. Veja a página da nossa equipa no nosso Sobre nós.

 

Links e frases atrativas

A sua página “Sobre nós” também pode direcionar os visitantes para outros conteúdos do seu site ou redes sociais. Não se esqueça de incorporar os links mais relevantes, de forma a incentivar as pessoas a continuar a seguir a sua marca.

Depois de conhecer estas dicas, certamente que está cheio de ideias parar criar o texto ideal para a sua página de apresentação. Se precisar de uma mãozinha, fale connosco, estaremos aqui para o ajudar!

Autor: Joana Castro

Formada em Ciências da Comunicação, apaixonada por moda e beleza, a Joana é uma comunicadora nata. Alegre por natureza….

Partilhe esta publicação!




Comentários